terça-feira, 9 de junho de 2009

A montagem da sala de ensaios

Aqui estou eu de novo, por entre linhas, fios e cordas.
O meu estúdio foi uma idéia da minha mulher, que já tava ficando braba por eu sair sempre de casa, geralmente a noite, pra ensaiar e voltar com "o tanque cheio".
Eu comprei uma casa e tive que coloca-la embaixo para construir outra novamente, devido à problemas na fundação. Como eu sou uma pessoa que gosta de funcionalidade, eu projetei uma academia de dança para minha filha poder dar as suas aulas de sapateado sem pagar alugel de uma sala comercial, mas quando eu estava ainda no projeto a minha mulher deu a idéia de deixar uma sala para ser a oficina de eletrônica e outra para ser o esstúdio.
O custo que eu projetei somente com isolante acústico de boa qualidade seria de R$ 5000,00 na época. Um pensamento me veio à cabeça: " Para isolar o som, muitos estúdios constroem paredes duplas para que o som não saia da sala, vou tentar isso!". O problema é que, depois de construída, a sala ficou pequena para ser um estúdio, se eu colocasse paredes duplas ela iria diminuira mais ainda o tamanho. Pensei em várias soluções, mas todas eram muito mais caras do que o isolante normal. Foi aí que me veio uma idéia maluca: " Se a maioria dos construtores usam paredes duplas para isolar os estúdios, o papelão (esse de caixas mesmo) é formado por duas paredes de papel grosso com uma camada de ar entre elas, será que funciona também?". Assim foi isolado o meu estúdio, uma camada de papelão colada diretamete sobre a parede com cola de fórmica (fiquei "muito doido" no dia que colei) e mais duas camadas de papelão coladas com cola de.... POVILHO!!!
A isolação ficou boa na primeira camada, a absorção do papelão ficou ideal depois da terceira camada, não deixando a sala nem muito viva nem muito morta, perfeito até no preço, aproximadamente R$ 500,00 contando coma as minhas horas de trabalho e dois galões de cola.
Essa configuração de estúdio pode mudar em função do tamaho da sala, por isso não me xingue se não der certo para voce. A única coisa que eu posso dizer sobre como ficou o som é: "Os meus vizinhos me perguntaram se eu havia parado de ensaiar em casa.
O que ainda falta na sala de ensaios é uma porta dupla (duas portas comuns, daquelas bem ocas, em um portal feito sob medida) e um ar-condicionado Split, porque mesmo sem porta tem dias que ninguem aguenta o calor dentro da sala.

Nenhum comentário: